A Garganta de Loriga

A Serra da Estrela detém o título da elevação mais alta de Portugal Continental. Durante milhares de anos a acção do gelo e dos glaciares moldaram a sua paisagem e morfologia. Destes aspectos mais significativos destacam-se os vales glaciares, por onde deslizaram imensas massas de gelo que deram forma a estes vales característicos.

Um dos percursos mais espectaculares desta Serra, decorre ao longo de todo o vale glaciar de Loriga. Através de um trilho de montanha, com algumas passagens mais irregulares por afloramentos rochosos, faremos a subida desde a povoação de Loriga até ao ponto mais elevado, a Torre. A paisagem é marcada pela imponência do vale glaciar, com vertentes muito escarpadas, também enquadrada por lagoas e covões glaciares que ainda hoje são percorridos por alguns rebanhos de cabras e ovelhas em busca das melhores pastagens.

 


FICHA TÉCNICA

Duração: 7 a 8h

Extensão: 10km

Diferença altitudinal: 1169m (cota mínima – 824m; cota máxima – 1993m)

Realização: de Maio a Outubro

Preço por pessoa: 22,50 € (com um mínimo de 4 inscrições)

Os preços indicados incluem o acompanhamento por guia, seguros.

Para outras situações e grupos de 6 a 15 participantes temos outras condições. Por favor contacte-nos.

Acresce o IVA à taxa em vigor.

RECOMENDAÇÕES E CONSELHOS PRÁTICOS

Utilização de roupa e calçado confortável, adequado às condições climatéricas previstas, nomeadamente:

roupa leve, térmica (polares) e transpirável, um impermeável/corta-vento e botas de montanha com membrana hidrófuga (gore-tex), chapéu para o sol ou gorro e luvas para o frio e calças que permitam a liberdade de movimentos, protector solar. Levar recipiente para líquidos de pelo menos um litro de capacidade, por pessoa. Em caso de passeios com duração superior a 3 horas é aconselhável levar ainda um reforço alimentar (constituído, entre outros, por sandes, fruta ou barras energéticas, frutos secos). Mochila (entre 15 e 20 litros de capacidade). Para este percurso também recomendamos o uso de um par de batons de caminhada.

Mesmo durante o Verão, as condições climatéricas podem-se deteriorar de um momento para o outro e tornarem-se algo adversas: ventos fortes, temperaturas baixas, nevoeiros. Consoante as condições climatéricas previstas para o dia do percurso, poderá ou não, haver uma alteração ou anulação do percurso.

Devido ao facto de o percurso ser linear é sempre necessário realizar uma logística inicial por causa das viaturas. No final do percurso o regresso a Loriga será feito numa viatura da empresa que transportará apenas os motoristas ou, com o apoio de viaturas particulares, transportando todo o grupo.

 


COMO EFECTUAR A INSCRIÇÃO

Através dos contactos disponibilizados, indicando o seu nome e contacto de telemóvel/email.

A reserva de lugar só é garantida mediante o pagamento de 50% do valor da inscrição.