Planalto da Torre

Com quase 2000m de altitude, a Estrela é a Serra mais alta de Portugal continental. A sua imponente e espectacular paisagem rochosa, está profundamente moldada e marcada pelas cicatrizes deixadas pelos glaciares de outrora. Para além disso, alberga habitats exclusivos e inúmeras espécies endémicas de plantas e animais, algumas delas, não existindo em nenhum outro local do Mundo.

Este percurso circular, em torno do ponto mais alto de Portugal continental, proporciona magníficas vistas do território circundante. Apesar do aparente aspecto “despido” da paisagem ao longo deste itinerário, ficará a conhecer alguns dos mais importantes e exclusivos habitats, animais e plantas únicos que caracterizam o Andar Superior desta Serra. Um patamar com características sub-alpinas, onde a vegetação pouco mais é que arbustos rasteiros e herbáceas, formando zonas arbustivas intercaladas com os prados de altitude, os cervunais, os charcos e lagoas naturais de origem glaciar e a presença constante do granito.

 


FICHA TÉCNICA

Duração: 4h

Extensão: 8km

Diferença altitudinal: 243m (cota mínima – 1750m; cota máxima – 1993m)

Pontos de passagem/interesse: Lagoas e Covão do Meio, Covão do Boieiro, Salgadeira, Cântaro Gordo.

Realização: de Maio a Novembro

Preço por pessoa: 22,50 € (com um mínimo de 4 inscrições)

Os preços indicados incluem o acompanhamento por guia, seguros.

Para outras situações e grupos de 6 a 15 participantes temos outras condições. Por favor contacte-nos.

Acresce o IVA à taxa em vigor.

RECOMENDAÇÕES E CONSELHOS PRÁTICOS

Utilização de roupa e calçado confortável, adequado às condições climatéricas previstas, nomeadamente: roupa leve, térmica (polares) e transpirável, um impermeável/corta-vento e botas de montanha com membrana hidrófuga (gore-tex), chapéu para o sol ou gorro e luvas para o frio e calças que permitam a liberdade de movimentos, protector solar. Levar recipiente para líquidos de pelo menos um litro de capacidade, por pessoa. Em caso de passeios com duração superior a 3 horas é aconselhável levar ainda um reforço alimentar. Mochila (entre 15 e 20 litros de capacidade).

Mesmo durante o Verão, as condições climatéricas podem-se deteriorar de um momento para o outro e tornarem-se algo adversas: ventos fortes, temperaturas baixas, nevoeiros. Consoante as condições climatéricas previstas para o dia do percurso, poderá ou não, haver uma alteração ou anulação do percurso.

 


COMO EFECTUAR A INSCRIÇÃO

Através dos contactos disponibilizados, indicando o seu nome e contacto de telemóvel/email.

A reserva de lugar só é garantida mediante o pagamento de 50% do valor da inscrição.