Calçada de Alpajares

Encontramo-nos no vale da ribeira do Mosteiro, um afluente do rio Douro, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, em pleno Parque Natural do Douro Internacional. Apesar de ser um percurso não muito extenso, é extraordinariamente rico em património natural, paisagístico e histórico.

Os aspectos da geologia são realçados pelos afloramentos quartzíticos que irrompem as encostas de xisto e se elevam acima do solo assumindo formas estranhas e interessantes, como as dobras e o Muro da Abalona, uma “parede” natural. Estas formações rochosas permitem a presença de uma diversidade interessante de aves das escarpas, como a Águia-real, o Grifo, a Cegonha-preta, o Abutre do Egipto, o Melro-azul, o Papa-figos, o Abelharuco e a Andorinha-das-rochas.

Egyptian Vulture

Numa antiga paisagem de relevo agreste, sulcada pelo vale profundo da ribeira, surgem vestígios de uma presença humana mais primordial. A Fraga do Gato ilustra pinturas rupestres datadas do final do Paleolítico Superior; o Castro de São Paulo, da Idade do Bronze, encima o monte do mesmo nome, onde também já se encontraram vestígios de ocupação romana. Neste ponto mais elevado do percurso ainda se encontram antigos pombais e sepulturas medievais escavadas na rocha. E aqui tem também início a Calçada de Alpajares, uma antiga estrada empedrada e sinuosa, de que já só resta 1km de extensão.

 

Duração: 4h

Extensão: 7,6km

Tipologia: circular

Diferenças de altitudes: 233m (151m para 384m)
Subida acumulada: 286m
Descida acumulada: 286m

 

RECOMENDAÇÕES E CONSELHOS PRÁTICOS

Para esta actividade é necessário calçado confortável (de preferência botas de montanha ou desportivo), calças, corta-vento e restante vestuário adaptado à estação do ano e às previsões meteorológicas. Chapéu para a cabeça e protector solar. Levar água (pelo menos 1,5L) e lanche individual constituído, entre outros, por sandes, fruta ou barras energéticas, frutos secos.

O programa previsto pode sofrer algumas alterações caso as condições meteorológicas se apresentem demasiado adversas.

 

 

Preço por pessoa: 25,00 € (com um mínimo de 4 inscrições).

O preço da actividade inclui o acompanhamento técnico, seguros.

A reserva de lugar só é garantida mediante o pagamento de 50% do valor da inscrição.

Para outras situações e grupos de 6 a 15 participantes temos outras condições. Por favor contacte-nos.

Acresce o IVA à taxa em vigor.

 

 

Através dos contactos disponibilizados, indicando o seu nome e contacto de telemóvel/email.

A reserva de lugar só é garantida mediante o pagamento de 50% do valor da inscrição.

Formulário de contacto

email: info@wildlifeportugal.pt

Telemóvel: +351 918 068 872