Reserva da Faia Brava

Localizada no vale do Côa, na faixa fronteiriça do Distrito da Guarda, a Reserva da Faia Brava abrange cerca de 850ha de propriedades nos concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel. Neste sector, as encostas fluviais do Côa atingem grande declive e são formadas por afloramentos rochosos graníticos, escarpas, idóneas para a nidificação de aves rupícolas. Está inserida na ZPE do Vale do Côa (Rede Natura 2000) e IBA (Birdlife International Important Bird Area) e, finalmente, no Parque Arqueológico do Vale do Côa, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.
Em 2010 a Reserva da Faia Brava foi classificada pelo Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) como a primeira Área Protegida Privada do país e actualmente é também uma área-piloto do projecto europeu Rewilding Europe, para a criação de áreas naturais silvestres e para o desenvolvimento de turismo de natureza na Europa.
Principais valores naturais:
A fauna do vale do Côa é bastante diversificada, sendo essa característica um dos aspectos de maior destaque da Faia Brava. O grupo faunístico mais emblemático corresponde ao das aves rupícolas, das quais se destacam: Cegonha-preta (Ciconia nigra), Britango (Neophron percnopterus), Grifo (Gyps fulvus), Águia-real (Aquila chrysaetos), Águia de Bonelli (Aquila fasciata), Bufo-real (Bubo bubo), Andorinhão-real (Apus melba). Recentemente, foi ainda confirmada a nidificação de Andorinhão-cafre (Apus caffer).

Outros valores:
Núcleo de gravuras e pinturas rupestres da Faia (UNESCO), 10 pombais tradicionais, manada de vacas maronesas e cavalos garranos em estado semi-selvagem.

Loading Maps
View
Normal Midnight Family Fest Open dark Riverside Ozan
My Location Fullscreen

Total: 5 activities .    Showing 1 - 5 view all

Search for Activity

Not what you're looking for? Try your search again

There are no available tour for this location, time and/or date you selected.

    Total: No tour found .    view all

    Search for Tour

    Not what you're looking for? Try your search again